A APRAM promoveu mais um Fórum da Simplificação de Procedimentos nos Portos da RAM que não reunia há mais de dois anos, devido à pandemia.

Com entrada de mais portos portugueses na JUL, a Janela Única Logística, a plataforma informática que pretende harmonizar, agilizar e simplificar procedimentos em todos os portos portugueses, impunha-se um encontro entre as várias entidades ligadas a este processo na região que foi porto piloto deste projeto nacional.

A representante do Governo Regional da Madeira no grupo de trabalho nacional para a implementação da JUL, Cecília Correia considera que o projeto “está a correr bem” e que “agora, nota-se uma maior dinâmica com a entrada de mais portos em produtivo.”

Os portos dos Açores e de Viana do Castelo entraram ou estão quase a entrar em produtivo. No segundo semestre segue-se o Porto de Leixões, chegando depois à área fluvial e às marinas e turismo.

A JUL tem como grande objetivo a fluidez na cadeia de transporte, passando para suporte digital e harmonizando os procedimentos, com base na legislação existente no país e simultaneamente, desburocratizando e simplificando, num processo que beneficiará todos os intervenientes e colocará o país na linha da frente nesta matéria da digitalização portuária. 

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click