A Madeira recebeu pelo segundo ano consecutivo o prémio de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. Além da Madeira, estavam nomeados Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma. No decorrer de três edições todos os prémios ficaram em Portugal, já que depois da vitória de Lisboa em 2021, a Madeira foi consagrada nos dois últimos anos.

A Cerimónia de Gala dos World Cruise Awards 2023 decorreu domingo à noite no Atlantis The Royal, no Dubai. A noite de passadeira vermelha reuniu personalidades do sector dos cruzeiros, meios de comunicação e clientes de todo o mundo.

“Esta distinção é para nós, e para a região, um grande orgulho, refletindo o sucesso da estratégia levada a cabo pelo Governo Regional da Madeira, através da APRAM, S.A., reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a Região no topo das preferências do turismo de cruzeiro internacional”, afirma Rui Barreto, Secretário Regional da Economia que tutela os portos da Madeira que acrescenta: “Este prémio vai certamente trazer frutos bastante positivos para o futuro e é sem dúvida, um estímulo para as nossas equipas, um reconhecimento do trabalho que tem sido feito por todos os agentes do sector. É também um prémio para os madeirenses que acompanham com gosto a presença do turismo de cruzeiros na nossa região, sobretudo em alturas como o final do ano, quando tradicionalmente, são batidos recordes de visitas e estadias”.

De destacar que na época de 2022-2023, os Portos da Madeira continuaram em alta, tendo registado um movimento de 557 824 passageiros (284 056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1 949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022. No mesmo período, registaram-se 286 escalas, menos oito que na época anterior, o que se explica pelo regresso à normalidade do sector, agora, com mais portos abertos e possibilidade de aventurar-se por outras rotas, numa altura de grande procura pelos cruzeiros.

Os ‘World Cruise Awards’ foram atribuídos, pela primeira vez, em 2021. O evento é considerado “irmão” dos ‘World Travel Awards’, criados em 1993 e considerados os “óscares do turismo”, onde a Madeira já conquistou por nove vezes o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e por oito vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”. 

Madeira Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2023 Capa PT

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click