Portos da Madeira são o Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade

2024-11-26 11:44:55

A Madeira foi eleita este domingo o Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade. Um galardão entregue pelos World Cruise Awards, que é um “reconhecimento” do trabalho que a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA) tem desenvolvido no campo da sustentabilidade ambiental.

“Estamos muito orgulhosos deste prémio. Representa o reconhecimento internacional do compromisso e empenho que os Portos da Madeira têm dedicado aos desafios relacionados com a sustentabilidade ambiental, eficiência energética e descarbonização”, resumiu a presidente da APRAM, Paula Cabaço, após ter recebido o galardão.

“Este prémio é de toda a equipa dos Portos da Madeira. É fruto do trabalho e entusiasmo dos nossos colaboradores, mas é também pertença dos nossos parceiros, e a toda a comunidade portuária regional que trabalha connosco”, acrescentou, destacando alguns dos projetos que os Portos da Madeira estão envolvidos, como o DUAL, Green Ports Madeira ou o SHIFT2DC.

O foco da indústria dos cruzeiros é a transição energética e a digitalização, como caminho para a descarbonização dos portos. A APRAM não só tem acompanhado essas preocupações, como tem tido uma participação ativa e liderante na procura e desenvolvimento de soluções.

O SHIFT2DC, por exemplo, é um projeto internacional que envolve mais de 30 entidades de 12 países, conta com um orçamento de 11 milhões de euros, e que tem os Portos da Madeira como única infraestrutura portuária europeia a integrar esse consórcio.  Outro exemplo é o Green Ports Madeira, em que a APRAM vai investir 700 mil euros para estudar a viabilidade e o impacto do desenvolvimento de infraestruturas de Onshore Power Supply (OPS) na descarbonização nos portos.

“Queremos ter a capacidade de fornecer energia verde, limpa, aos navios que estão em porto, e desta forma contribuir para a redução efetiva das emissões de carbono”, explica Paula Cabaço, dizendo que estes investimentos estão em linha com as metas ambientais que a indústria de cruzeiros estabeleceu para os próximos anos. O projeto DUAL vai também contribuir para esse objetivo, através da monitorização de indicadores ambientais (qualidade da água, do ar e consumo energético), permitindo uma melhor planificação e otimização destes indicadores, sem comprometer a atividade económica dos Portos da Madeira.

“O nosso compromisso com a sustentabilidade tem sido concretizado também na forma como queremos interagir com a cidade e com a própria Região”, sublinha a presidente da APRAM, apontando o acordo assinado em setembro com a Câmara Municipal do Funchal e com a CLIA - Cruise Lines International Association, para a realização anual de ações de promoção e sensibilização ambiental, como a plantação de árvores, no Parque Ecológico.

A Gala Anual do World Cruise Awards decorreu este ano pela primeira vez no Funchal. Foi a terceira vez que os Portos da Madeira foram premiados, depois de em 2022 e 2023 terem sido eleitos o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa.

Os World Cruise Awards foram atribuídos pela primeira vez em 2021. Os prémios são considerados os ‘irmãos’ dos World Travel Awards, instituídos em 1993 e referidos como os ‘Óscares do Turismo’, nos quais a Madeira já venceu por dez vezes o galardão de Melhor Destino Insular do Mundo.