A empreitada de reabilitação do Cais do Paul do Mar está concluída e neste fim de semana, foi visitada pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

O Cais do Paul do Mar tem sido um ponto importante da economia da zona oeste da Ilha da Madeira, dinamizando não só a atividade da pesca como das atividades marítimo-turísticas, permitindo a acostagem de embarcações numa extensão de aproximadamente 190 metros de comprimento.

No seu interior encontra-se uma rampa varadouro e a lota do Paul do Mar.

Até há pouco tempo, aquele cais apresentava danos consideráveis, resultantes da forte agitação marítima que ano após ano, incidem naquela área da orla costeira e que precisavam ser corrigidos de forma a que a operacionalidade do porto não viesse a ser comprometida.

As obras realizadas no âmbito desta reabilitação  incluiram a demolição do muro cortina danificado e a reconstrução de um novo muro-cortina numa extensão de 150 m; o reperfilamento do manto proteção marítima do cais com os Antiferes de 20 toneladas já existentes, ao longo dos aproximadamente 150 m de desenvolvimento; o reforço do manto de proteção marítima do cais com a construção e colocação de 477 novos Antiferes de 30 toneladas, ao longo dos aproximadamente 150 m de desenvolvimento; a reparação da superstrutura das aduelas na cabeça do molhe; a reparação do betão com sinais de desgaste ou deterioração nas escadas de acesso ao cais, superstrutura do cais e muro-cortina no troço que não foi demolido.

Foram também substituidos os cabeços de amarração, as tampas metálicas das caixas de visita da rede elétrica e enchimento e selagem das restantes caixas de visita e colocadas guardas metálicas no perímetro das escadas de acesso ao cais.

A obra foi adjudicada ao consórcio TECNOVIA MADEIRA/TECNOVIA AÇORES - SOCIEDADE DE EMPREITADAS, S.A. pelo valor de 1 838 000,00 €, tendo se iniciado em Julho de 2021.

 

 

FaLang translation system by Faboba
Poderá consultar a nossa Política de Privacidade clique / To consult our Privacy Policy click